Vale do Dendê lança edital

Vale do Dendê lança edital

Vale do Dendê lança edital

Criada em novembro de 2017, a Aceleradora Vale do Dendê vem se firmando como uma das bases para o fomento do ecossistema de inovação e criatividade, de Salvador. Para isso apoia empresas inovadoras que atuam com ações de impacto socioeconômico nas periferias da cidade, especialmente as startups comandadas por mulheres e jovens. Neste contexto, a edição 2019 do Edital do Programa de Aceleração de Negócios da Economia Criativa Vale do Dendê – Ano 2 chega com uma novidade que deverá fazer com que o processo seja ainda mais concorrido: cinco das 10 empresas aceleradas vão receber um aporte de R$ 10 mil, cada.

“Nossa ideia é distribuir essa verba a partir de uma plataforma de crowdfunding, permitindo que o empreendedor possa multiplicar o valor por dois ou por três, o que aumentará suas chances de tirar do papel novos projetos ou solidificar iniciativas e processos que já estejam em andamento”, destaca Paulo Rogério Nunes, CEO da Aceleradora Vale do Dendê.

Algumas estratégias adotadas no ano passado serão repetidas. A começar pela divisão do processo de seleção em duas etapas: Pré-Aceleração e Aceleração. Na primeira, um júri composto por especialistas e os sócios da Vale do Dendê vai definir 30 empresas entre as inscritas no Edital.

Elas passarão por uma série de dinâmicas com o objetivo de equalizar os conhecimentos dos empreendedores e prepará-los para a apresentação (pitch), diante da banca de jurados. Desta “peneira” ficarão apenas 10 negócios na chamada Aceleração de Longo Curso.

PROGRAMA GRATUITO

Na edição 2019, todas as atividades constantes no Edital e no programa de Aceleração serão financiadas pelos patrocinadores e apoiadores da Aceleradora Vale do Dendê: Itaú Social, parceira desde o lançamento da Aceleradora, Finance For Good Brazil e FIIMP2 (Fundações e Institutos de Impacto). Este último, será o provedor dos recursos usados para premiar os cinco empreendedores que se destacarem ao final da Aceleração.

Ao longo do processo, os representantes de cada startup terão acesso a treinamentos, qualificações, consultorias e mentorias nas seguintes áreas: gestão, finanças, comunicação, marketing e desenvolvimento pessoal. Além disso, os representantes das 10 startups aceleradas participarão de encontros com potenciais investidores e fornecedores.

SALVADOR, CAPITAL DA INOVAÇÃO

Nos últimos quatro anos, Salvador vem reforçando sua posição como uma cidade inovadora e criativa. Uma boa mostra disso é o crescente interesse de empreendedores de todos os segmentos em aderir a processos de qualificação e fortalecimento de seus negócios. E esse fenômeno já se reflete em números captados por diversas pesquisas.

Levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) indica que Salvador é a capital do Norte-Nordeste com maior número de empresas inovadoras, além de ocupar a 8ª posição em nível nacional. Em 2017, a capital da Bahia aparecia na 4ª posição, no âmbito regional, e na 18ª, em nível nacional. Mais. A Bahia segue como o Estado do Norte-Nordeste que concentra o maior número de Microempreendedores Individuais (MEIs).

SERVIÇO:

O que: Lançamento do Edital do Programa de Aceleração de Negócios da Economia Criativa Vale do Dendê – Ano 2

Quando: as inscrições podem ser feitas de sexta-feira (30/8) a sexta-feira (13/9)

Número de vagas: 30 para a pré-aceleração e 10 para a aceleração

Quem pode participar: empresas baseadas em Salvador e que se enquadrem nas exigências do Edital

Inscrições: o formulário estará disponível no site www.valedodende.org

Compartilhe