Instituto Neoenergia e Instituto Ekloos lançam Programa de Aceleração Social Impactô em Salvador

Instituto Neoenergia e Instituto Ekloos lançam Programa de Aceleração Social Impactô em Salvador

Instituto Neoenergia e Instituto Ekloos lançam Programa de Aceleração Social Impactô em Salvador

O Instituto Neoenergia, com apoio institucional da Coelba, e Instituto Ekloos, lançam, em Salvador, o Programa de Aceleração Social Impactô, que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de projetos que gerem impacto social na capital baiana.

O Programa vai selecionar, através de edital, cinco Organizações da Sociedade Civil e Negócios Sociais locais para participar de capacitações e mentorias nas áreas de gestão estratégica, negócios e inovação durante o período de quatro meses.  Além das mentorias individuais, os gestores dessas iniciativas vivenciarão também quatro imersões coletivas.

A participação de Organizações sem fins lucrativos no programa é novidade em Salvador. Geralmente, essas instituições não são contempladas em programas de aceleração. As inscrições também estão abertas para quem tem apenas uma ideia de projeto, mesmo que ainda não formalizada ou em execução. “É uma oportunidade das organizações terem um olhar externo, para implementar inovações em suas atividades e, com isso, ampliar o impacto social gerado”, diz Andréa Gomides, fundadora do Instituto Ekloos.

Ao final do programa, as organizações participantes farão uma apresentação de suas iniciativas para uma banca de investimento, podendo receber um incentivo de até R$ 50 mil.

O Brasil possui hoje 490 mil ONGs, criadas com o objetivo de apoiar áreas específicas da sociedade. A capacitação torna-se fundamental para que essas organizações consigam incorporar o que há de mais inovador no mercado, ganhem maturidade e se tornem cada vez mais autossustentáveis. Por outro lado, estão mapeados 1.600 negócios sociais, sendo apenas 11% no Nordeste, o que demostra as oportunidades para que novas iniciativas sustentáveis sejam desenvolvidas em Salvador.

“As organizações que geram impacto social são as protagonistas da transformação social. Nós acreditamos que o futuro deve ser construído com base nas iniciativas de impacto positivo e, com o programa de aceleração, queremos potencializar e popularizar essa atuação”, diz Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia.

Serão aceitas as inscrições de iniciativas sociais das áreas de educação, cultura, meio ambiente, energias renováveis, desenvolvimento territorial e tecnologia. As mentorias gratuitas serão realizadas no espaço Colabore, da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, por meio da parceria do programa com a Prefeitura de Salvador e com o Sebrae.

“O Programa de Aceleração Social Impactô tem afinação com o propósito do Colabore, que é contribuir com o desenvolvimento de negócios que geram impacto social e ambiental para a cidade e quem mora nela, e que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Pensamos o Colabore nesse sentido, de ser um ambiente criativo e inspirador para conexões, que produza e fomente conteúdos relevantes e que dele nasçam bons projetos e soluções para a sociedade”, diz André Fraga, Secretário na Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador.

O Programa Impactô colabora diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU, prioritariamente com o ODS 17, que trata de Parcerias e Meios de Implementação através de intercâmbio de dados e capital humano.

As inscrições poderão ser feitas pelo site www.ekloos.org/impacto e estarão abertas a partir das 10h do dia 15 de agosto até às 00h do dia 6 de setembro de 2019. O regulamento completo do edital poderá ser encontrado no site. O programa é gratuito.

Sobre o Instituto Ekloos 

O Instituto Ekloos é uma aceleradora social que, ao longo de seus 10 anos de atuação, já capacitou mais de 5.000 empreendedores e acelerou mais de 400 ONGs e negócios de impacto social. Com um Programa de Aceleração baseado em metodologias próprias e diferenciadas, vêm trabalhando com iniciativas sociais de forma a profissionalizar a gestão, apoiar o desenvolvimento sustentável e estimular a inovação, possibilitando o aumento do impacto social que cada organização gera em seu território de atuação. Em 2018 ficou entre as 10 melhores aceleradoras do Brasil e em 2017 ganhou o Prêmio de Melhores ONGs da Revista Época e do Instituto Doar.

Sobre o Instituto Neoenergia

O Instituto Neoenergia tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de ações sociais e ambientais nas áreas em que a Neoenergia, sua mantenedora, atua, por meio do apoio à sociedade na gestão e promoção dos projetos selecionados, reforçando a marca e o compromisso da empresa com o desenvolvimento da cultura e economias locais.

Para o ciclo de 2018 a 2022, o desafio do Instituto Neoenergia é colaborar diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. Os principais objetivos são a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e a aposta pelo desenvolvimento sustentável, por meio da realização e apoio de projetos dentro dos seguintes pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional, que busca alianças para alcançar os ODS.

Compartilhe

Buscar no blog

Últimas postagens

Categorias

Hackathon

Arquivo

2018
abril 2019 (1) maio 2019 (2) junho 2019 (20) julho 2019 (18) agosto 2019 (18) setembro 2019 (9)
2019
abril 2019 (1) maio 2019 (2) junho 2019 (20) julho 2019 (18) agosto 2019 (18) setembro 2019 (9)

Tags