Inscrições abertas para o Black Founders Fund

Inscrições abertas para o Black Founders Fund

Inscrições abertas para o Black Founders Fund

Estamos muito felizes em anunciar que lançamos nesta semana o Black Founders Fund no Brasil, uma iniciativa para investir recursos financeiros, sem qualquer contrapartida ou participação societária, em startups fundadas e lideradas por empreendedores negros e negras no país. Continue lendo para saber mais detalhes sobre o fundo.

Com duração prevista de 18 meses, o fundo tem um valor inicial de R$5 milhões e investirá em cerca de 30 empresas. Os critérios para participar são:

Para participar, os interessados podem fazer inscrições ou indicações de startups por meio de um formulário disponível no nosso site durante todo o período ativo do fundo. Os empreendedores também precisam especificar como planejam usar o dinheiro.

Os investimentos começam a ser realizados em setembro de 2020 e o valor destinado a cada startup será variável em função do estágio de maturidade do produto e das suas necessidades atuais.

Para fazer direito, queremos fazer juntos! Para esta iniciativa contaremos com duas instituições colaboradoras, a Vale do Dendê e a PretaHub, que indicarão empresas que acreditam terem potencial e preparo para receber o capital.

Essas instituições também vão atuar ao lado do Google for Startups para oferecer sessões de treinamento para mentores e realizar fóruns sobre diversidade racial para engajar líderes e players importantes da indústria de tecnologia.

Quando analisamos o panorama de investimentos em startups, ano após ano temos recordes em volume de capital de risco investido no Brasil. Por outro lado, não há dados sobre a participação de startups fundadas por empreendedores negros e negras dentre as empresas que receberam investimentos. A título de exemplo, de acordo com estudo do Silicon Valley Bank e outras instituições, somente 1% do valor aplicado por fundos de investimento americanos foi destinado a startups fundadas por negros.

Um fato que nos chama a atenção é o de que, no Brasil, a maioria dos empreendedores negros iniciou seu negócio com poupança própria ou de familiares e amigos. Isso acontece justamente pela dificuldade em conseguir crédito. E é apenas uma fotografia da desigualdade racial e o seu impacto no ecossistema de inovação. Pensando em como ajudar a endereçar a lacuna de diversidade, inclusão e acesso a capital empreendedor, estamos lançando no Brasil o Black Founders Fund.

Clique aqui para ler um artigo completo assinado pelo André Barrence, diretor do Google for Startups para América Latina, sobre o que nos motivou a trazer o Black Founders Fund para o Brasil e o que queremos alcançar com esta iniciativa.

Já lançamos o fundo com as três primeiras empresas selecionadas para receber o investimento:

Afropolitan

E-commerce de produtos de cultura afro, com foco em impacto social. A plataforma busca criar um ecossistema colaborativo entre vendedores e compradores multiculturais.

CREATORS

HR Tech para serviços criativos sob demanda. Usando algoritmos e curadoria especializada, a plataforma conecta, de forma ágil e segura, freelancers a empresas que precisam de serviços.

TrazFavela

Aplicativo de delivery que busca fortalecer o comércio local a fim de gerar oportunidades, renda e comodidade para moradores de regiões periféricas.
Acompanhamos um pouco do trabalho delas durante as mentorias e sessões do Startup Zone e do Programa de Residência, e acreditamos muito no potencial de transformação que carregam. Não poderíamos estar mais orgulhosos por começar essa jornada ao lado delas.

Todas as informações sobre o fundo estão disponíveis nesta página, incluindo o link para inscrição e um FAQ com respostas para as principais dúvidas que temos recebido.

Você também pode nos seguir no Instagram, onde publicaremos mais informações sobre esta e outras iniciativas do Google for Startups.

O First Fridays é uma plataforma que visa engajar o ecossistema de startups das Américas por meio de sessões lideradas por especialistas do Google e líderes da comunidade. O tema

da vez é diversidade e inclusão e você pode acompanhar em duas etapas:
Hoje, 10/09, a partir das 10h (horário de Brasília): conteúdo on-demand disponível.
Amanhã, 11/09, a partir das 14h (horário de Brasília): painel ao vivo com convidados especiais.

Para acessar todo o conteúdo, que será ministrado em inglês, basta clicar aqui.

Alguém te encaminhou essa Newsletter? Se inscreva aqui para receber as próximas!
Cuide de você e dos que estão à sua volta!

Time do Google for Startups

Compartilhe